Por: Dr. Jovânio Fernandes da Rosa
Publicado em 20/05/2022
Quem deseja realizar uma vasectomia em Florianópolis, SC, pode contar com a expertise da Uromed. A cirurgia que faz com que o homem se torne estéril, ou seja, não possa mais gerar filhos, vem crescendo no mundo todo. No Brasil, entre 2008 e 2018, o número de vasectomizados aumentou mais de 100%.
Neste artigo, explicamos como funciona o procedimento, quando é indicado e quais as vantagens de realizá-lo com os nossos especialistas. Para saber mais, continue a leitura!
A vasectomia é um método de esterilização indicado para homens que não têm mais o desejo de engravidar. Mas atenção: enquanto os preservativos, além de evitar gravidez, previnem IST (infecções sexualmente transmissíveis), a vasectomia tem como objetivo exclusivo impedir a passagem dos espermatozoides. Após ela não é necessário interromper o ato sexual nem tomar anticoncepcional ou outros medicamentos contraceptivos.
No Brasil, os critérios para realizar a cirurgia de esterilização masculina voluntária são previstos na Lei nº 9.263/1996, que dispõe a respeito do planejamento familiar. De acordo com ela, a vasectomia é permitida para quem tem capacidade civil plena e mais de 25 anos ou, pelo menos, dois filhos vivos.
Além disso, é preciso aguardar, no mínimo, 60 dias entre a manifestação do interesse e a execução do procedimento. Outro ponto importante: para casais, a autorização para a cirurgia de esterilização só é dada com o consentimento expresso de ambos os cônjuges.
A vasectomia é considerada uma cirurgia simples, geralmente, feita com anestesia local. Leva, em média, 30 minutos.
Ela é realizada pelo urologista em ambiente adequado para procedimentos ambulatoriais. Após o bloqueio anestésico, o médico faz duas pequenas incisões nas laterais da bolsa escrotal. Assim, consegue acessar os ductos deferentes e realizar o corte que impossibilita a passagem dos espermatozoides. Esses, uma vez que deixam de ser expelidos pela ejaculação, acabam sendo absorvidos pelo organismo, sem nenhum malefício à saúde.
Não. A vasectomia é uma cirurgia segura e facilmente realizada por urologistas experientes. Portanto, não representa nenhum risco para a saúde do homem, desde que executada por especialistas.
Por mais que existam diversos mitos a seu respeito, a vasectomia:
Sim, esse risco existe. Logo após a vasectomia, ainda restam espermatozoides no ducto deferente, acima do local da secção. Por isso, nas primeiras semanas pós-procedimento, recomenda-se utilizar métodos anticoncepcionais.
Além disso, é necessário realizar o espermograma depois de 90 dias da cirurgia, para constatar a ausência completa de espermatozoides viáveis no sêmen. Só então, pode-se considerá-la como um contraceptivo seguro.
Qualquer método de contracepção tem chances, embora pequenas, de não dar certo. Na vasectomia, elas aumentam quando desrespeitadas as orientações pós-operatórias — ou seja, se o paciente tem relações sexuais desprotegidas antes de transcorridos 90 dias do procedimento.
Passado esse período, o sêmen (líquido ejaculado no ato sexual) não conterá mais espermatozoides, impossibilitando a gravidez. Assim, a vasectomia é considerada muito eficaz — ainda que, na literatura médica, constem alguns casos de recanalização espontânea dos ductos deferentes.
Esses, em sua maioria, ocorrem no primeiro ano como vasectomizado. Para minimizar o risco de reconexão, indica-se, justamente, repetir o espermograma 12 meses após a cirurgia.
A cirurgia de reversão da vasectomia busca recuperar a fertilidade por meio da reconstituição dos ductos. Porém, ainda que as taxas de sucesso sejam altas, o sucesso não é garantido.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), trata-se de uma operação muito mais delicada. Fora isso, deve-se levar em conta que o potencial reprodutivo cai proporcionalmente ao tempo transcorrido do procedimento.
Outra opção é realizar a criopreservação dos espermatozoides antes da vasectomia. O procedimento congela as células reprodutivas, que podem ser utilizadas futuramente pelo paciente em um tratamento de reprodução humana.
Se você procura uma clínica de referência para fazer a vasectomia em Florianópolis, você precisa conhecer a Uromed! Nosso corpo clínico é formado por médicos com diversas sub-especialidades na área da Urologia.
A realização desse procedimento fica a cargo da equipe de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução Humana. Tratam-se de especialistas com currículos acadêmicos completos, em constante atualização, afiliados às principais sociedades e associações médicas e com vasta experiência na sua execução.
Além da expertise, outro diferencial de realizar o procedimento de esterilização na Uromed é a praticidade. Isso porque, aqui o paciente faz a consulta, os exames e o procedimento no mesmo endereço, pois dispomos de ambientes adequados para cada etapa. Portanto, quem precisa realizar uma vasectomia em Florianópolis pode contar conosco!
Caso haja alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se à vontade para entrar em contato. Se preferir, marque uma consulta e faça uma avaliação individual!
Material escrito por: Dr. Jovânio Fernandes da Rosa
- Urologista - CRM 9576 RQE 6654
Dr. Jovânio é formado em medicina pela UFPel, é especialista em reprodução humana pela Unifesp. É membro da Sociedade Brasileira de Urologia e Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual. Entre 2013 e 2018 foi Conselheiro Suplente do CRM-SC. Seus principais interesses são a andrologia, medicina sexual e reprodução humana.