Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 11/05/2015 - Atualizado 07/02/2019

Sangue na urina é sinal de câncer?

Sangue na urina é sinal de câncer?

O sangue é um tecido líquido produzido pelo organismo que circula por todo o corpo e tem a função de transportar substâncias essenciais para a vida, como oxigênio e nutrientes. Cada indivíduo tem uma quantidade ideal de sangue, de acordo com sua estrutura, e quando ele se torna visível é um sinal de alerta. Se você encontrou sangue na urina é importante procurar um médico para realizar exames e investigar as causas.

Hematúria: o que é?

A hematúria, como é conhecida a perda de sangue na urina pelos profissionais da saúde, pode ser visível ou microscópica. No primeiro caso (sangue visível na urina) é sempre necessário procurar o médico, independente de existirem ou não sintomas associados, como dor ou qualquer outro tipo de desconforto. Ao procurar o médico não esqueça de relatar como está seu quadro geral de saúde, suas preferências alimentares, condições do ambiente de trabalho e hábitos de vida.

Estima-se que a hematúria ocorra entre 2,5% a 18% da população, e pode se originar de qualquer local do trato urinário: uretra, bexiga, ureteres e rins. Em muitos pacientes não é possível identificar uma causa específica, entretanto, essa condição pode ser sintoma de uma infecção, cálculo no sistema urinário ou até mesmo câncer.

Homens e mulheres devem procurar um médico urologista quando perceberem a hematúria, é esse profissional que irá avaliar a condição em busca das causas.

Sintomas de doenças do aparelho urinário

Sangue na urina, dor durante o ato de urinar e necessidade frequente de urinar, mas sem conseguir, podem ser sinais de alerta de diferentes doenças do aparelho urinário, entre eles:

  • Doença de pedra urinária (litíase ou cálculo)
  • Infecção do trato urinário
  • Hipertrofia prostática benigna (aumento da próstata)
  • Prostatite (infecção da próstata)
  • Câncer de bexiga
  • Câncer de rim
  • Câncer de próstata
  • Câncer ureteral
  • Câncer uretral

Fatores de risco

Pacientes com mais de 50 anos, que apresentam fatores de risco como os fumantes ou quem está exposto à radiação ou produtos químicos, são os que mais precisam investigar as causas da hematúria.

Acompanhamento

Existem os casos em que a perda de sangue na urina é pouco significativa, percebida apenas em exames laboratoriais feitos ocasionalmente, por isso, para evitar que alguma doença possa se desenvolver é fundamental fazer acompanhamento médico frequente. Não deixe para procurar ajuda apenas quando algo não vai bem. O câncer de próstata, por exemplo, é um caso que pode ser precocemente detectado quando o homem se interessa pela prevenção de doenças e cuida da sua saúde.

Mas afinal, sangue na urina é sintoma de câncer?

Nem sempre a hematúria é sinal de câncer, mas quando acontecer, somente um médico poderá avaliar a gravidade e extensão da situação. Se sua urina apresentar sinais de sangue procure um médico urologista para investigar as causas, é ele quem vai solicitar os exames necessários e determinar o que deve ser feito. Caso seja o início de uma complicação, ou sintoma de algo que está ocorrendo, o Urologista irá orientar o paciente e indicar os tratamentos necessários.

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 5179 RQE 9107

Formado em medicina e mestre em ciências médicas pela UFSC, o Dr. Aguinel Bastian Júnior é doutor pela USP e desde sua especialização dedica-se ao estudo e tratamento onco-urológico. É membro da equipe do NeoUro – Núcleo de Estudos em Onco-urologia da Uromed.   Ver Lattes