Por: Dr. Jovânio Fernandes da Rosa
Publicado em 02/08/2024 - Atualizado 08/08/2024
Você sabe o que é disfunção sexual? O problema, cuja origem pode ser física e/ou psicológica, apesar de ser prevalente em idosos, também pode ocorrer em jovens. A condição afeta não apenas as relações sexuais, mas prejudica diversos âmbitos da vida de quem é acometido, assim como das(os) respectivas(os) companheiras(os).
Neste artigo, explicamos as principais características da disfunção sexual masculina, incluindo seus tipos, causas e fatores de risco. Além disso, mostramos quais são os possíveis tratamentos. Se você tem interesse em se livrar desse transtorno, não perca tempo e continue a leitura!
Vamos à pergunta que tantos se fazem: afinal, o que é disfunção sexual masculina? Para resumir, essa condição se refere à dificuldade para ter relações sexuais satisfatórias. Portanto, trata-se de uma condição que envolve diferentes transtornos, os quais afetam a libido, a função erétil, a capacidade de ejacular e/ou de ter orgasmos.
Existem dois tipos principais de disfunção sexual masculina:
A disfunção sexual masculina pode ter origem em causas físicas e/ou psicológicas. Vale destacar que, muitas vezes, um problema físico pode levar a problemas psicológicos (como estresse, ansiedade ou até depressão) que, por sua vez, agravam o quadro físico.
No caso da disfunção erétil, os fatores de risco são diversos e bem conhecidos. Entre eles, destacam-se:
No caso da ejaculação precoce, o principal tipo de distúrbio de ejaculação, os fatores de risco são incertos. Os mais conhecidos são a ansiedade e a depressão.
Embora a disfunção sexual seja uma desordem benigna, ela afeta a saúde geral (física e mental) de seus portadores. Além disso, prejudica o bem-estar e a qualidade de vida não somente deles, mas também das(os) respectivas(os) parceiras(os), bem como compromete os relacionamentos interpessoais.
E tem mais: estudos mostram que ela leva ao pouco comprometimento e responsabilidade frente às tarefas. Ao mesmo tempo, aumenta a tendência à procrastinação.
O diagnóstico de disfunção sexual é conferido pelo urologista, com base na idade, sintomas e condições de saúde apresentadas por cada paciente, incluindo as comorbidades. Dessa maneira, pode-se definir a melhor estratégia terapêutica para cada caso.
Assim, um quadro de falta de libido, por exemplo, pode ser tratado com acompanhamento psicológico e reposição hormonal. Um quadro de ejaculação precoce pode ser abordado com técnicas para retardar a ejaculação, por vezes, associada ao uso de medicamentos.
A disfunção erétil, por sua vez, pode ser tratada por meio de:
Saiba mais em: Conheça o tratamento com ondas de choque para disfunção erétil
Para concluir, esperamos que suas dúvidas sobre o que é disfunção sexual masculina tenham sido esclarecidas. Para diagnosticar e tratá-la adequadamente, procure ajuda especializada o quanto antes. Se estiver em Florianópolis, SC, conte com a equipe da Uromed – Clínica do Aparelho Geniturinário. Aqui, além de um corpo clínico altamente capacitado, oferecemos os tratamentos mais modernos e efetivos!
Caso alguma questão não tenha sido respondida, sinta-se à vontade para entrar em contato e nos perguntar. Se preferir, agende uma consulta e venha fazer uma avaliação individualizada. Estamos à sua disposição!
Material escrito por: Dr. Jovânio Fernandes da Rosa
- Urologista - CRM 9576 RQE 6654
Dr. Jovânio é formado em medicina pela UFPel, é especialista em reprodução humana pela Unifesp. É membro da Sociedade Brasileira de Urologia e Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual. Entre 2013 e 2018 foi Conselheiro Suplente do CRM-SC. Seus principais interesses são a andrologia, medicina sexual e reprodução humana.