Por: Dr. Edemir Westphal - Urologista - CRM 1818 RQE 248
Publicado em 20/12/2022
Quem precisa realizar uma cistoscopia em Florianópolis, SC, pode contar com a infraestrutura completa e o corpo clínico altamente capacitado da Uromed. Nossos especialistas têm vasta experiência na realização do exame — o qual, vale ressaltar, é fundamental no diagnóstico de doenças urológicas, que acometem a bexiga e a uretra.
A seguir, mostramos as principais indicações, listamos os preparos necessários e explicamos como o exame funciona. Para saber mais a respeito, continue a leitura!
A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é um exame de imagem que permite olhar por dentro da bexiga, uretra e próstata e, se preciso, colher amostras de tecido para biópsia. Para realizá-la, insere-se um cistoscópio (tubo de visualização rígido ou semiflexível, com uma fonte de luz e uma pequena câmera) por meio da abertura da uretra. Na prática, o procedimento é como uma endoscopia das vias urinárias, mas executado com um equipamento específico para as vias urinárias.
Ao alcançar a bexiga, o aparelho libera uma quantidade pré-determinada de soro fisiológico. Dessa maneira, o órgão se expande e as imagens mostradas no monitor se tornam ainda mais claras.
A cistoscopia possibilita diagnosticar diversas patologias urológicas. Dentre elas, destacam-se:
A cistoscopia costuma ser feita em ambiente ambulatorial, por um urologista. Antes de começar, aplica-se anestesia local ou um gel anestésico, além de um gel lubrificante, para facilitar a colocação do aparelho. Para alguns pacientes pouco colaborativos, o uso de sedação consciente ou anestesia geral pode ser necessário.
Durante sua realização, na maioria das vezes, o paciente permanece acordado e deitado. Assim, o aparelho, devidamente esterilizado, é cuidadosamente introduzido na uretra e direcionado à bexiga.
Ao término, as imagens obtidas são salvas em vídeo. Dessa maneira, o exame provoca, no máximo, um ligeiro desconforto e, por vezes, um pequeno sangramento urinário, que desaparece em poucos dias.
A cistoscopia é recomendada para pacientes de ambos os sexos e de todas as idades, com anormalidades importantes no trato urinário inferior. É o caso, por exemplo, da presença de sangue na urina (hematúria), incontinência urinária, infecções urinárias de repetição, entre outras alterações. O exame deve ser feito por todos que apresentem fatores de risco para o aparecimento de malignidades na região, tais como:
Se não houver fatores de risco associados, a indicação para pacientes com menos de 35 anos de idade fica a critério médico. Assim como o teste urodinâmico e a ultrassonografia das vias urinárias, a cistoscopia não deve ser solicitada na avaliação inicial de casos sem complicações.
Outra indicação importante é o uso como ferramenta de acompanhamento de pacientes submetidos ao tratamento do câncer de bexiga. Nesses casos, a cistoscopia costuma ser feita a cada três a seis meses, para verificar se não há sinais de recidiva ou surgimento de novos tumores.
Quem tem indicação para realizar uma cistoscopia em Florianópolis deve procurar uma clínica especializada em cuidados com o aparelho gênito-urinário. A Uromed, localizada no Centro da ilha, dispõe de toda a infraestrutura necessária para investigar, diagnosticar e tratar distúrbios na pelve masculina e feminina. Estamos há mais de 20 anos zelando pela saúde e bem-estar de homens e mulheres, de crianças a idosos!
Caso tenha alguma dúvida sobre o exame, entre em contato. Nossa equipe encontra-se, inteiramente, à disposição!
E para fazer uma avaliação individual, já sabe: conte conosco! Agende uma consulta pelo telefone ou WhatsApp: (48) 3223-5550 | (48) 99151-5550.
Material escrito por: Dr. Edemir Westphal
- Urologista - CRM 1818 RQE 248
Formado em medicina pela UFSC, o Dr. Edemir Westphal é especialista em urologia pelo Hospital Governador Celso Ramos e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Urologia.