Precisa realizar uma urofluxometria em Florianópolis, SC? Na Uromed, clínica do aparelho gênito-urinário, realizamos esse e outros exames e procedimentos urológicos com toda segurança e eficácia necessárias. Dessa forma, nossos especialistas podem chegar a diagnósticos precisos, o que é essencial para definirem a melhor estratégia de tratamento para cada paciente.
Quer saber mais sobre o exame e entender como ele ajuda a identificar uma série de doenças e alterações do trato urinário? Então, continue a leitura!
A urofluxometria é um exame que mede a velocidade do fluxo e o volume de urina eliminada, possibilitando avaliar o funcionamento do trato urinário. Ela costuma ser indicada quando o paciente apresenta problemas para urinar, bem como quando há uma evolução não usual de um tratamento em andamento. Assim, ela faz parte dos exames complementares em distúrbios como:
Vale destacar que, conforme os anos avançam, mulheres e homens apresentam mais sintomas no trato urinário inferior (especificamente, na bexiga e na uretra). A classificação dessas disfunções é baseada na distinção entre as fases de armazenamento e micção, assim como entre a função vesical e uretral.
Para realizar uma urofluxometria em Florianópolis, é preciso, apenas, estar com a bexiga cheia, porém não em excesso. Por isso, recomenda-se beber bastante água e ficar por cerca de duas horas sem urinar.
O teste é feito quando o paciente sentir, naturalmente, vontade de urinar. Mas, atenção: esse desejo deve ser normal, não em demasia.
Além disso, o médico também pode solicitar a suspensão, temporária, de certos medicamentos em uso. O objetivo é evitar quaisquer possíveis interferências no resultado do exame.
No mais, não é preciso fazer jejum e a alimentação pode ser normal. Também não é necessário tomar nenhum tipo de anestesia.
O procedimento é simples, seguro e indolor: basta urinar em um mictório ou em um vaso sanitário equipado com um aparelho que realiza as medições e registra as informações. Existe, também, a possibilidade de urinar em um recipiente semelhante a um funil, com sensores de medição acoplados. Em ambos os casos, o paciente realiza a coleta da urina sozinho, permanecendo pelo tempo necessário em um recinto privativo.
A taxa de fluxo é medida em mililitros (ml) por segundo e o resultado, considerando a idade e o sexo do paciente, sai imediatamente. Nos homens, o fluxo de urina varia de 10 a 21 ml por segundo. Nas mulheres esse intervalo é menor, ficando, em média, entre 15 a 18 ml por segundo.
A taxa de fluxo urinário lenta ou baixa pode sugerir uma obstrução no colo da bexiga ou na uretra, um aumento da próstata ou bexiga fraca.
Já uma taxa de fluxo urinário rápida e/ou alta pode indicar problemas de incontinência urinária.
Algumas vezes, é necessário realizar outros exames (como a cistoscopia, um exame endoscópico) para determinar o diagnóstico com precisão ou para avaliar o tratamento em curso. Isso é definido pelo urologista responsável, com base nas especificidades do quadro de cada paciente.
Quem precisa fazer uma urofluxometria em Florianópolis, assim como eventuais exames urológicos complementares, tem à disposição a Uromed. Aliando nossa infraestrutura moderna e completa, assim como um corpo clínico multidisciplinar, altamente capacitado e experiente, tornamo-nos referência estadual na área de Urologia. Portanto, em caso de suspeita de distúrbios ou doenças do trato urinário, seja em homens, mulheres ou crianças, já sabe: conte com a nossa excelência!
Ficou com alguma dúvida? Nesse caso, entre em contato para que possamos esclarecê-la.
Se preferir, agende uma consulta e faça uma avaliação individualizada! Para isso, preencha o formulário online, ligue (48 3223-5550) ou envie uma mensagem pelo WhatsApp!
Desculpe nenhuma pergunta encontrada.