Por: Dr. Waltamir Horn Hülse
Publicado em 10/10/2020 - Atualizado 30/10/2020
A terceira idade no Brasil só cresce. De acordo com a Projeção da População, levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2043, mais de um quarto dos cidadãos brasileiros terá mais de 60 anos.
Ainda segundo o estudo, muito disso deve-se às melhores condições de vida da população idosa, sendo um pré-requisito para a manutenção das atividades diárias e para o envelhecimento saudável.
Ou seja, a importância da saúde na terceira idade é fundamental, não só para a prevenção de doenças, mas para proporcionar uma vida mais feliz e ativa, o que contribui para o bem-estar da população idosa.
No artigo de hoje, conheça alguns cuidados com a saúde na terceira idade e saiba como prevenir doenças típicas do envelhecimento.
Você já deve saber que os exercícios físicos são essenciais para a promoção da melhor qualidade de vida. Na terceira idade, a prática de atividades é ainda mais importante, não só para a prevenção de doenças, mas para a manutenção do corpo ativo.
Uma das alterações mais frequentes durante o envelhecimento é a perda de massa muscular esquelética, que gira em torno de 40%. Esse processo é conhecido como sarcopenia, que indica a redução de massa, força e qualidade muscular, dificultando a mobilidade e a execução de tarefas diárias.
Outro problema relacionado ao envelhecimento é a perda de massa mineral óssea, que atinge homens e mulheres, a partir dos 45 anos.
Por esse motivo, a prática de exercícios físicos é fundamental para reduzir essa perda de músculos e dos nutrientes ósseos, diminuindo os impactos do envelhecimento e a perda de mobilidade corporal.
Além do mais, os exercícios físicos na terceira idade incluem muitos benefícios, como:
prevenção dos problemas cardiovasculares;
auxílio no controle de doenças crônicas e cardíacas;
fortalecimento muscular e da densidade óssea;
maior independência em atividades funcionais.
Vale dizer que os exercícios físicos também contribuem para reduzir a depressão e ansiedade, que são frequente em idosos. Para tornar a prática ainda mais prazerosa, os especialistas em educação física indicam a participação de grupos especiais para a terceira idade com foco em atividades físicas, como yoga, pilates, caminhada, natação, etc.
A qualidade de vida está diretamente associada à alimentação saudável. Não é de hoje que a adoção de uma dieta equilibrada é recomendada para todas às pessoas que desejam melhorar a saúde e o bem-estar.
Na terceira idade, a alimentação saudável é imprescindível, uma vez que ela é responsável pelo controle de várias doenças crônicas, diminuição de problemas cardíacos e vasculares, entre outros benefícios.
Recomenda-se reduzir o consumo do sal, açúcar, gorduras trans e dos alimentos industrializados, colocando mais frutas e verduras nas refeições diárias.
Devido à perda gradativa de nutrientes, a terceira idade também deve ficar aberta ao consumo de suplementos, que podem ajudar na complementação das refeições.
Os idosos devem beber mais água, justamente porque a concentração de líquidos corporais na terceira idade é menor, pelo próprio processo de envelhecimento.
A desidratação é prejudicial para todos os órgãos, principalmente para o cérebro, causando confusão, esquecimento e contribuindo para agravar problemas de memória. A ingestão de líquido é essencial para a manutenção do aparelho urinário dos idosos e das idosas. Nesta fase da vida, situações clinicamente simples, como uma infecção urinária ou pedra nos rins, podem apresentar complicações devido à idade do paciente.
A recomendação é tomar, no mínimo, 2 litros de água por dia. Porém, a quantidade pode variar, conforme o peso e a rotina do indivíduo.
Ter uma boa noite de sono traz muitas vantagens para o corpo e mente, pois ajuda a reduzir as irritabilidades (estresse, ansiedade e depressão), além de contribuir para minimizar os efeitos do déficit de memória e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Na terceira idade, a recomendação é de seis a oito horas e sono, mas isso pode variar conforme às necessidades do corpo.
Mais importante do que a quantidade de horas, a qualidade do sono é o fator fundamental para a garantia do bem-estar na terceira idade. Se você não está dormindo bem, não aceite como “algo da idade”, busque um especialista na saúde do sono.
O acompanhamento médico é recomendado para todos, mas na terceira idade, ele é essencial. Por isso, mantenha sempre o contato com seus médicos, faça exames preventivos e adote um estilo de vida saudável.
Os especialistas mais comuns na terceira idade são:
Durante o acompanhamento médico, é possível diagnosticar precocemente uma série de doenças e orientar o tratamento adequado quanto antes, aumentando a qualidade e a expectativa de vida.
Quer conferir mais conteúdos? Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades da Clínica UROMED!
Material escrito por: Dr. Waltamir Horn Hülse
- Urologista - CRM 4265 RQE 1147
Diretor Técnico na Uromed, o Dr. Waltamir Horn Hülse é formado em medicina pela UFSC e especialista em urologia pelo Hospital Governador Celso Ramos. É membro da Sociedade Brasileira de Urologia, da Associação Brasileira do Assoalho Pélvico e da International Continence Society Seus principais interesses são a uroginecologia e urologia feminina.