Sabe o que pode fazer doenças urológicas graves avançarem no organismo? Ir ao urologista somente quando apresenta sintomas urinários incômodos, intensos e/ou persistentes, desperdiçando a oportunidade de intervir de forma oportuna. Infelizmente, esse é um hábito comum para grande parte da população, com destaque para a parcela masculina.
Para reverter esse cenário, a equipe da Uromed – Clínica do Aparelho Gênito-Urinário, localizada em Florianópolis, SC, resolveu abordar o assunto. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre pequenos sinais relacionados a doenças urológicas graves!
Existem diversas doenças urológicas graves ou com alto potencial de complicação. Conheça as mais frequentes a seguir.
A infecção do trato urinário (ITU) ou, simplesmente, infecção urinária, é um problema muito comum, principalmente, em mulheres. Acontece que, se não for adequadamente tratada, ela tende a evoluir e provocar complicações sérias, comprometendo o funcionamento dos rins e de todo o organismo.
Saiba mais em: Infecção urinária e automedicação: quais são os riscos?
Em estágios iniciais, a infecção urinária costuma provocar dor ao urinar, urgência miccional, aumento das idas ao banheiro e dor na parte inferior do abdômen. Se esses sintomas não desaparecerem em poucos dias ou retornarem de tempos em tempos, deve-se procurar um urologista.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o aumento benigno da próstata. Apesar de benigno, algumas vezes o quadro pode se complicar, provocando a obstrução do fluxo de urina e chegando a prejudicar a função renal.
Assim, à medida que a glândula aumenta, pode causar mudanças no padrão urinário. É o caso do jato fraco, da sensação de bexiga cheia, do aumento da frequência, entre outros pequenos sinais que merecem atenção.
As pedras nos rins (também chamadas cálculos renais ou litíase urinária) ocorrem devido ao acúmulo de cristais em função da baixa ingestão de água. Acontece que, antes de causar a inconfundível dor excruciante (cólica renal), essas formações podem dar pequenos sinais, como o aumento da frequência urinaria.
Os cânceres urológicos englobam uma série de tumores malignos que se desenvolvem no sistema geniturinário. Isso inclui:
Vale a pena ler: Mitos e verdades sobre o câncer de próstata
Em estágio inicial, o câncer urológico costuma ser assintomático. Mas, conforme avança, a doença pode provocar alguns sinais genéricos, tais como:
Aprofunde-se: Câncer urológico: saiba tudo sobre a doença
Ignorar os pequenos sinais é, justamente, o que pode favorecer a ocorrência de doenças urológicas graves, pois atrasa o diagnóstico e o início do tratamento. Como mostrado, por mais trivial que um sintoma pareça, vale a pena procurar um urologista de confiança e conversar a respeito. Aliás, isso também vale para as mulheres! Sempre que houver incômodos no sistema urinário, as mulheres também devem ir ao urologista.
Veja: Incômodos no sistema urinário são assunto para o médico urologista
A melhor maneira de prevenir doenças urológicas graves é indo ao urologista periodicamente e realizando o check-up anual. Dessa forma, pode-se identificar eventuais problemas em estágios iniciais, intervindo antes que se compliquem. Por isso, se estiver na região de Florianópolis, já sabe: conte com a equipe da Uromed para cuidar da saúde urológica de toda a família!
Se você gostou do artigo, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhe as próximas publicações. Estamos no Facebook e Instagram!