Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 19/02/2017 - Atualizado 30/11/2020

Entenda o que é andrologia

Entenda o que é andrologia

andrologia é uma área de atuação da urologia, que trata disfunções relativas aos sistema reprodutor e sexual dos homens. Em geral, o papel do andrologista é semelhante ao ginecologista para as mulheres, mas é comum que muitas pessoas confundam a área com a urologia.

No artigo de hoje, entenda o que é a andrologia e o seu papel na saúde do homem.

Qual a importância da andrologia?

De acordo com uma estudo publicado no Journal of Adolescent Health, mais de 34% dos jovens enfrentam alguma disfunção sexual, normalmente relacionada com ejaculação precoce, dificuldades de ereção ou impasse para manter o interesse.

Com o passar da idade, as disfunções sexuais masculinas são ainda mais evidentes. Segundo o Portal da Urologia, mais de 100 milhões de homens no mundo apresentam disfunção erétil após os 40 anos. No Brasil, essa estimativa gira em torno de 16 milhões de indivíduos.

Além do desconforto e angústia, as disfunções sexuais podem ser sintomas de problemas mais graves, como infertilidade e doenças da próstata. Por conta disso, a andrologia é uma especialidade voltada a saúde do homem, responsável por diagnosticar e tratar condições relacionadas ao sistema reprodutor masculino.

Há uma grande relutância dos homens na realização do acompanhamento médico, ainda mais na questão da sexualidade. No entanto, vale dizer que esses problemas são comuns em toda a população masculina e, além do mais, o andrologista é especializado para lidar com a saúde do homem de modo integral.

Qual a diferença entre a andrologia e urologia?

andrologia e urologia são áreas de atuação médicas que tratam do sistema reprodutor masculino, no entanto, o urologista também podem atender mulheres para o diagnóstico de doenças relacionadas ao sistema urinário.

Entre os principais problemas tratados pelos urologistas, destacam-se a incontinência urinária, a infecção urinária, problemas na bexiga e alguns tipos de cânceres relacionados ao sistema urinário de homens e mulheres.

Já o andrologista, que é especialista em urologia, atuará diretamente com as questões de fertilidade de disfunções sexuais. Ou seja, o profissional atua diretamente com a masculinidade e a saúde sexual dos homens.

Como é a formação em andrologia?

Embora as diferenças de atuação entre a andrologia e urologia, o médico andrologista deve ser urologista de formação, ou seja, é necessário ter concluído os seis anos de graduação em medicina, dois anos de residência médica em cirurgia geral e três anos de especialização em urologia. A formação é completada com mais um ano para a subespecialidade específica de andrologia.

Após completar sua formação, o médico especialista em andrologia está apto para realizar diagnósticos e tratamentos de homens com dificuldade para manter a ereçãodistúrbios na ejaculaçãoproblemas com fertilidadequeda de libido, ou outras patologias relacionadas.

A andrologia cuida de quê?

andrologia irá tratar dos mais variados problemas relacionados à saúde fértil e reprodutora do homem. Sendo assim, entre as principais disfunções sexuais que acometem a população masculina, destacam-se:

Infertilidade

A infertilidade masculina atinge 40% dos homens, segundo um levantamento recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Há diferentes complicações que podem tornar as pessoas inférteis, como:

  • variocele;
  • disfunções hormonais;
  • estresse;
  • má alimentação;
  • alcoolismo, entre outros.

andrologista é responsável por investigar essas causas e contribuir para orientar o tratamento mais eficiente contra a infertilidade masculina.

Ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma das disfunções sexuais masculinas mais comuns, atingindo cerca de 20% a 30% dos homens em algum momento da vida.

Não há uma causa exata do problema, mas a disfunção pode estar relacionada com problemas de saúde, como a prostatite, ou por transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

Em todo o caso, a andrologia é capaz de tratar a ejaculação precoce, contribuindo para uma vida sexual mais ativa e saudável.

Impotência

impotência sexual é uma condição comum entre os homens com mais de 40 anos, devido à redução da produção dos hormônios relacionados à libido. No entanto, caso as falhas durante o ato sexual sejam frequentes e em intervalos regulares, vale a pena procurar um andrologista.

A condição de impotência pode estar relacionada a vários fatores, incluindo distúrbios psicológicos graves, como a depressão. 

Além disso, esse distúrbio sexual pode comprometer o relacionamento, afetando a qualidade de vida e prejudicando o convívio do casal.

Onde encontrar um andrologista?

Uromed conta com uma equipe especializada de andrologistas focados no atendimento à saúde do homem. Conheça o nosso corpo clínico e entre em contato por WhatsApp ou e-mail para agendar uma consulta em Florianópolis!

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 4117 RQE 3175

O Dr. Nívio Pascoal é formado em medicina pela UFSC, especialista em urologia e em andrologia. Coordenou o Programa de Residência Médica em Urologia do Hospital Governador Celso Ramos, onde atualmente é urologista. Seus principais interesses são a andrologia, medicina sexual e reprodução humana.