Artigos

Artigos

Por:
Publicado em 19/02/2017 - Atualizado 07/02/2019

Entenda o que é andrologia

Entenda o que é andrologia

Muitas pessoas não sabem o que é a andrologia. Acreditam que o médico urologista é o responsável pela saúde do homem, tal qual o ginecologista o é para as mulheres. E não estão erradas. Entretanto, os urologistas também atuam no atendimento do público feminino (cálculos renais, disfunções miccionais, tumores, entre outros diagnósticos). Quem cuida exclusivamente da saúde do homem é o andrologista.

A andrologia é uma subespecialidade da urologia que se responsabiliza por diagnosticar e tratar condições que afetam a parcela masculina da população. Mas qual é a responsabilidade do urologista com área de atuação em andrologia?

O que é andrologia e o que ela faz pela saúde do homem

O médico andrologista estuda a masculinidade do indivíduo, principalmente nas questões da fertilidade e disfunções sexuais. Todo profissional que exerce esta subespecialidade deve ser urologista de formação, ou seja, ter concluído os seis anos de graduação em medicina, os dois anos de residência médica em cirurgia geral e os três anos de especialização em urologia. Os médicos com área de atuação específica em andrologia ainda complementam sua formação com mais um ano de preparação específica para andrologia.

Após completar sua formação, o médico especialista em andrologia está plenamente apto a realizar diagnósticos e tratamentos de homens com dificuldade para manter ereção, distúrbios na ejaculação, problemas com fertilidade e queda de libido ou com patologias relacionadas às outras áreas da urologia, incluindo o conhecido check up anual.

Seja qual for o caso, mais importante do que entender o que é andrologia, é  o homem ir ao médico periodicamente para acompanhar o estado geral do organismo e saber em quais situações é necessário intervir, quando for o caso. Não ir ao médico é um erro que pode ter um alto custo no futuro.

 

 

Material escrito por:
- Urologista - CRM 4117 RQE 3175

O Dr. Nívio Pascoal é formado em medicina pela UFSC, especialista em urologia e em andrologia. Coordenou o Programa de Residência Médica em Urologia do Hospital Governador Celso Ramos, onde atualmente é urologista. Seus principais interesses são a andrologia, medicina sexual e reprodução humana.