Seja homem, mulher, independente da idade, quem precisa realizar exames urológicos em Florianópolis, SC, pode contar com os diferenciais da Uromed. Aqui, tudo é planejado para prover o diagnóstico e o tratamento mais adequado para cada paciente, com a máxima qualidade, praticidade e eficiência.
A seguir, conheça os exames e procedimentos urológicos feitos na própria clínica, assim como algumas das opções realizadas em centros cirúrgicos. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Alguns exames são importantes para a identificação precoce de doenças e alterações na saúde urológica. Afinal, a partir de seus resultados, pode-se começar o tratamento o mais rápido possível. Confira!
O estudo urodinâmico é composto por um conjunto de testes que busca investigar e quantificar o funcionamento da bexiga. Trata-se, especificamente, de um exame que avalia a função de armazenar e expelir a urina. Geralmente, é indicado para os casos de:
Para realizar um estudo urodinâmico, deve-se seguir três etapas: fluxometria, cistometria e estudo miccional. Na fluxometria, como o nome sugere, analisa-se o fluxo urinário.
Nela, o paciente precisa apenas urinar em um funil e o equipamento mede o peso do líquido em função do tempo. Em seguida, pode-se utilizar o ultrassom ou o cateterismo vesical para fazer a avaliação dos resíduos pós-micção.
Na cistometria, por sua vez, determina-se a pressão do enchimento vesical, por meio do uso de cateteres. Já o estudo miccional avalia o esvaziamento vesical, através da análise da micção.
A cistoscopia, também chamada de uretrocistoscopia, é um exame endoscópico que possibilita a visualização da bexiga. Ela é indicada para:
Para realizá-la, o equipamento óptico (o cistoscópio) é introduzido na uretra. O procedimento é rápido e, em geral, não causa grandes desconfortos. Em caso de dores, o paciente recebe um analgésico oral.
A urofluxometria é mais um exame solicitado para verificar distúrbios da micção. Para isso, compara a velocidade do fluxo urinário com o volume de urina eliminada, sendo indicada para o diagnóstico de:
Trata-se de um exame não invasivo e, relativamente, simples. Para realizá-lo, o paciente precisa estar com a bexiga cheia, mas de forma confortável. Em seguida, deve urinar em um fluxômetro, equipamento que consegue medir o fluxo e a pressão da micção.
Agora que você já sabe onde fazer seus exames urológicos em Florianópolis, confira também os procedimentos realizados pelo nosso corpo clínico. Quando se trata de cuidados com a saúde masculina, os mais comuns são a postectomia e a vasectomia — ambos realizados na própria clínica.
Além deles, há uma série de procedimentos feitos em centro cirúrgico, muitas vezes, executados sob os cuidados de equipes multidisciplinares. É o caso da ressecção de tumores, da remoção de cálculos, dos implantes e das cirurgias reconstrutivas. Saiba mais a seguir.
A postectomia, também chamada de circuncisão, é a cirurgia realizada para retirar o prepúcio (pele que cobre a glande, a “cabeça” do pênis). Ela pode ser feita em bebês, crianças ou em pacientes adultos. Em geral, é indicada para:
Vale destacar que a taxa de complicação da postectomia é baixíssima, variando entre 0,2 e 3%. Além disso, a recuperação, bastante rápida.
A vasectomia é um dos métodos mais seguros de anticoncepção. Nesse tipo de cirurgia, os ductos que transportam o esperma são interrompidos, impedindo a saída dos espermatozoides. O procedimento não exige internação e o homem tem uma recuperação rápida, principalmente, quando comparada à laqueadura (procedimento médico de esterilização para mulheres).
Mas, atenção: é importante frisar que o efeito da vasectomia não é imediato. Para comprová-lo, deve-se realizar um espermograma cerca de 90 dias depois da operação ou após 15 a 20 ejaculações. Apenas dessa forma, pode-se verificar a sua eficiência.
Outro ponto importante: apesar de muito se falar a respeito da possibilidade de reversão da vasectomia, ela é um procedimento dispendioso para o paciente. Além disso, dependendo da técnica utilizada e do tempo transcorrido após sua realização, a reversão se torna inviável.
A remoção de tumores malignos do sistema geniturinário (genitais e trato urinário masculino) pode ser feita por meio de procedimentos minimamente invasivos. É o caso da videolaparoscopia e das cirurgias endoscópicas. Elas costumam ser indicadas em casos de:
Muitas vezes, são necessários tratamentos oncológicos complementares, como a quimioterapia. Por isso, o tratamento deve ser conduzido por um uro-oncologista, assessorado por uma equipe multidisciplinar.
A litíase urinária, mais conhecida como cálculos urinários ou pedras nos rins, pode ser tratada com medicação ou por meio de abordagens cirúrgicas minimamente invasivas. Nesse caso, pode-se optar pelo tratamento a laser para fragmentação das pedras, o qual reduz o tempo de internação (em comparação às técnicas cirúrgicas tradicionais).
A cirurgia a laser também é indicada para casos de pedras no ureter, o canal que conduz a urina dos rins à bexiga. Trata-se da chamada ureterolitotripsia (ou ureterorrenolitotripsia), a qual também favorece a recuperação do paciente.
O implante de prótese peniana é um tratamento para casos graves de disfunção erétil. O procedimento consiste na colocação de um dispositivo inflável (ou maleável) no interior do pênis, o qual viabiliza a ereção.
Algumas lesões no trato genitourinário podem exigir sua reconstrução cirúrgica para recuperar sua função. É o que ocorre, por exemplo, em casos de:
Você sabia que não é preciso apresentar problemas para visitar um urologista? As consultas devem ser feitas periodicamente, especialmente, a partir dos 50 anos. Isso porque, durante o envelhecimento é comum haver mais problemas no trato urinário, possibilitando o desenvolvimento de patologias.
Além disso, o acompanhamento periódico também é indicado para crianças e jovens. Graças a esse cuidado, o médico especializado pode detectar e tratar doenças precocemente, assim como avaliar o desenvolvimento dos aparelhos urinário feminino e masculino além do sistema reprodutor masculino ao longo dos anos.
Então, já sabe! Para fazer exames urológicos em Florianópolis, assim como realizar uma série de procedimentos, conte com a equipe altamente especializada da Uromed. Nossos médicos estão sempre prontos para atendê-lo e cuidar da sua saúde urológica como você merece!
Caso haja alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato. Aproveite, também, para marcar sua consulta e faça uma avaliação individualizada!
Desculpe nenhuma pergunta encontrada.